quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Transdisciplinaridade


“A transdisciplinaridade está ‘entre’, ‘através’ e ‘além’ das disciplinas”. (Basarab Nicolescu, 1999).
Com base no enunciado a cima, compreendemos que transdisciplinaridade não é apenas um conjunto de informações disciplinares que se cruzam e conversam entre si. A transdisciplinaridade está além da mera integração entre as disciplinas.
Muitos confundem interdisciplinaridade com transdisciplinaridade; obviamente devemos reconhecer que uma está ligada à outra, mas ambas possuem características peculiares que as diferenciam.
A transdisciplinaridade propõe que deixemos de lado a velha visão fragmentada que temos a cerca de tudo o que supostamente conhecemos e façamos novas conexões, ampliando a visão que temos do mundo, fazendo assim novas construções e leituras mais criticas de todas as possibilidades que nos cercam.
A transdisciplinaridade não se satisfaz com os velhos conceitos já estruturados, pois ela vem com uma proposta de questionamentos a cerca destes resultados, que se baseia em uma atitude aberta a cerca de todos os componentes da natureza humana, dentre eles a espiritualidade.
Não se pode falar de transdisciplinaridade, se o componente espiritual não é considerado seriamente. O motivo disso é que esse componente é “parte” da natureza humana e como tal merece um aprofundamento maior, se queremos compreender o ser humano na sua totalidade.
Segundo o Artigo 1 da Carta da Transdisciplinaridade, “toda e qualquer tentativa de reduzir o ser humano a uma definição e de dissolvê-lo no meio de estruturas formais, sejam quais forem, é incompatível com a visão transdisciplinar”.
Consideremos ainda o que diz o Artigo 11: “Uma educação autêntica não pode privilegiar a abstração no conhecimento. Ela deve ensinar a contextualizar, concretizar e globalizar. A educação transdisciplinar revela o papel da intuição, do imaginário, da sensibilidade e do corpo na transmissão do conhecimento”.
Assim, conclui-se que a transdisciplinaridade propõe não apenas a unificação do conhecimento, mas antes e principalmente, uma visão ampla do mundo e uma revisão de nossos antigos conceitos para enfim, compreendermos que o homem e o universo são elementos indissolúveis.


2 comentários:

  1. ei xuxu adorei o teu blog visita o meu eu agora sou tua seguidora kkkkkkkkkk vai ter que me aguientar pro resto d vida

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk, essa é boa! Tmb tô te seguindo amore!

    ResponderExcluir