sábado, 8 de maio de 2010

Identificando arte na minha região: Arte indígena


A região acriana é de uma diversidade cultural riquíssima, porém, poucos sabem realmente que um dos povos que também movimentam o mercado artesanal local são os povos indígenas. Conhecidos por suas lutas pela terra e contra o desmatamento de seu ambiente natural, de onde tiram seu sustento os índios acrianos são protagonistas de muitas feiras de artesanato, onde de maneira bastante particular expõem não apenas o fruto de seu trabalho, mas também o amor pela terra e pela natureza.
Os índios utilizam para confecção de suas bijuterias e artesanato em geral sementes de frutos secos e outros materiais, o que não deixa de ser uma maneira inteligente de aproveitar elementos da natureza que seriam facilmente descartados por qualquer um de nós. Uma forma criativa de nos manter em contato com a própria natureza, já que é dela que provém a matéria prima e a inspiração para tanta criatividade.
Quem nunca usou um adereço confeccionado por sementes e frutos? A técnica é conhecida, o que poucos talvez saibam é que são os índios os artesãos que trabalham na produção de objetos que vão adornar a aparência e a ignorância de pessoas preconceituosas e ironicamente desinformadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário