sexta-feira, 7 de maio de 2010

O mundo na Idade Média

Durante a Idade Média, que durou do século V ao século XV, o mundo viveu sob forte influencia da Igreja Católica. Nada conseguia escapar aos seus olhos atentos e as suas leis severas. Tudo era dominado por ela, inclusive a fé e o comportamento das pessoas.

A Igreja detinha todo o poder, inclusive sobre o conhecimento. As pessoas eram privadas do livre arbítrio e não tinham acesso aos livros, pois se descobrissem que somente a fé não era capaz de explicar tudo, passariam a buscar respostas na ciência e a Igreja perderia o respeito e a autoridade. Por este motivo mantinha a sociedade alienada em sua própria fé e presa a sua ignorância.

Neste período considerado das trevas, Deus era representado pela Igreja como um ser impiedoso e vingativo com os que porventura fossem contra ela. Daí tanto temor e submissão a uma entidade que era capaz de julgar e condenar em nome de Deus.

Homens e mulheres eram impiedosamente assassinados em nome da honra desta Igreja. No tribunal da Santa Inquisição o veredicto era queimar vivos os que professassem outra fé, ou que não vivessem segundo os preceitos da Igreja.

Desta forma não havia fé. Havia um verdadeiro pavor. E com isto a Igreja mantinha seus fieis, através do medo e da repressão absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário