terça-feira, 4 de maio de 2010

Homem e tecnologia


Vivemos hoje na era tecnológica e a sociedade contemporânea, ainda tentando se adaptar as revolucionarias mudanças do século XXI, questiona se em um futuro próximo o ser humano não será substituído definitivamente pelas maquinas. Assim como algumas maquinas envelhecem e ficam ultrapassadas, chegará um dia em que o homem perderá sua função social e as maquinas alcançarão enfim autonomia em detrimento deste?
Uma coisa pelo menos é certa: com o advindo da tecnologia e suas técnicas, a ciência e suas explicações racionais para quase tudo que outrora era inexplicável ou atribuído a fenômenos divinos entraram na casa das pessoas através das mídias, o que revolucionou a forma de compreensão da humanidade sobre o mundo.
Resumidamente, homem e tecnologia vivem quase um processo de simbiose. Até mesmo nas relações interpessoais, o outro é quase que substituído pelos símbolos de sua presença, como acontece muito neste século com os objetos técnicos que servem de mediadores entre os homens.
Neste cenário nos perguntamos como será o futuro das novas gerações, quais serão seus conflitos? Como lidarão com as técnicas? O que mudará na sociedade do próximo século? Perguntas estas que também foram levantadas no filme Blade Runner há 28 anos atrás quando a sociedade já se preocupava com o seu destino frente às intempestivas mudanças tecnológicas em seu sistema de organização política e social, que parecem ser eternamente os valores que mais perturbam a humanidade: Quem somos? De onde viemos? Para onde iremos? E mais além: O que nos tornaremos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário