sexta-feira, 7 de maio de 2010

Obras de Boltanski: Instalações_ Altares dedicados aos mortos, inspirados nas obras e arquitetura de igrejas medievais.




As obras de Christian Boltanski são bastante impactantes e polemicas. A proposta de Boltanski é questionar o papel do individuo na sociedade contemporânea e trazer a luz debates importantes sobre temas polêmicos que afligem a sociedade, mas que são de alguma forma mistificados.
A morte é tema constante em suas obras, talvez pelo fato do artista gostar de representar os sentimentos humanos, a morte é retratada como um ritual, uma passagem pela qual nenhum ser humano é indiferente.
Boltanski utiliza a imagem de forma que sintamos certa familiaridade em relação a ela. Suas instalações nos remetem a templos sagrados medievais, embora sua pretensão não seja fazer apologia à religião. Seu estilo é intrigante, despertando duvidas e questionamentos.
Ao utilizar fotografias em suas gigantescas instalações, geralmente utiliza a abstração da morte como representação maior da vida. A atmosfera religiosa da Idade Média empregada em suas obras faz com que o espectador sinta certa reverencia ao contemplá-las, momento este em que Boltanski espera atingir o máximo da reflexão e da emoção.
Desta forma, o que difere Christian Boltanski dos demais artistas plásticos é que ele não pretende impor em suas obras concepções próprias, ao contrario, ele busca inspiração no outro, para que as pessoas possam se refletir, se identificar e compartilhar de sua visão de que a arte pode ter muitos significados, mas que o principal deles é que cada um possa se sentir parte do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário