sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sebastião Salgado


Sebastião Ribeiro Salgado, economista, jornalista e fotografo é mundialmente conhecido por seu trabalho de uma sensibilidade única e estética perfeita. Reconhecido também por sua dedicação em mostrar ao mundo a realidade de vida das pessoas socialmente excluídas.

Sebastião Salgado retrata em seu trabalho as condições de vida miseráveis em que vivem os povos da África, Angola, Etiópia, Afeganistão e outros lugares do mundo em que as condições de vida são precárias. Além de retratar em suas obras os sentimentos, as reações e as diferenças da humanidade, ele o faz de uma forma muito particular e especial.

Com toda sua dedicação em mostrar a situação de abandono destes povos, seu trabalho resultou na publicação de dez livros com temas igualmente polêmicos, como ‘Os pobres na América Latina’ e ‘O homem em pânico’. Seu trabalho representa a luta pela sobrevivência e pela subsistência, carregado de um forte apelo emocional, sensibilizando a humanidade para a realidade cruel de povos excluídos e massacrados pela sociedade capitalista.

Além de ter sido merecedor de todos os principais prêmios de fotografia do mundo, Salgado demonstra não apenas se importar em mostrar as dores do mundo em seu trabalho, mas também faz um apelo ao altruísmo sem demagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário