sexta-feira, 7 de maio de 2010

Biografia de Christian Boltanski


Boltanski é um artista plástico autodidata que combina várias técnicas em sua obra, dentre elas a pintura, o cinema, vídeo, performance, instalações e fotografias, numa instigante combinação de elementos que transforma seu trabalho em algo único e inovador.

Boltanski é um artista contemporâneo que se inspira na arte medieval para compor seu trabalho, o que resulta em impactantes imagens e instalações inusitadas.

Este artista propõe uma constante reflexão sobre a forma tradicional de se fazer arte, criticando o “politicamente correto” e dando uma visão mais critica a cerca do mundo, misturando técnicas e elementos não convencionais.

Boltanski utiliza acontecimentos e fatos históricos para compor o que ele considera de embate entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, entre o moral e o imoral, entre nossas percepções e julgamentos, convidando o espectador a reviver sua própria historia, analisar seu passado e o contexto em que está inserido, para a partir daí recriar uma nova imagem do mundo e de si mesmo.

Reutilizando e transformando materiais, o artista vai modelando a vida do homem comum, para que cada um possa se ver e se identificar de alguma forma com suas obras. Assim como o homem se reinventa e se adapta a situações, Boltanski vai adaptando e reinventando algo já preestabelecido e empregando significado, sentimento e afetividade, de modo que sua marca maior é a preocupação com os sentimentos humanos, com o subjetivismo, representando a morte para celebrar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário