sábado, 16 de julho de 2011

Modelagem em argila

Esta atividade consiste em construir um objeto de forma cilíndrica, utilizando a técnica de rolo (cobra ou acordelado).
Através do processo de modelagem dei inicio ao trabalho que parece ser fácil, mas não é, pois existe toda uma técnica que deve ser seguida para que a forma tenha êxito.
Tudo começou indo em busca da matéria-prima na beira do rio Iaco, que circunda nossa cidade. Juntamos uns colegas e fizemos uma verdadeira escavação em busca do material, que felizmente existe em abundância, embora a argila natural seja mais difícil para modelar do que a industrializada, devido à consistência ser um pouco mais mole.
Fiz várias tentativas sem sucesso, pois não segui algumas regras básicas para sustentação do ‘vaso’ e o mesmo começava a desmoronar sempre que atingia determinada altura. Após rever o vídeo que foi postado na plataforma, ficou bem mais fácil, pois pude compreender onde estava errando. Para começar, paciência e persistência são fundamentais, depois, é sempre um prazer conhecer técnicas novas de modelagem.
Construí um vaso cilíndrico, medindo aproximadamente 26 cm de altura, (a exigência era que tivesse entre 25 e 30 cm), seguindo as orientações da plataforma, e outro vaso seguindo a minha própria intuição. Durante o processo de secagem fiz algumas ranhuras com um garfo para dar textura e um acabamento diferenciado aos vasos.
Recolhendo argila no barranco do rio Iaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário