sábado, 16 de julho de 2011

Memorial descritivo. (Representação da forma humana feminina, inspirada na escultura do paleolítico: "Vênus de Willendorf”)


A experiência desta primeira semana de atividades, de entalhar na pedra de sabão e esculpir no gesso não foi nada fácil. Primeiramente pela escassez de material no município e segundo pelo transtorno causado pela falta de habilidade e técnicas necessárias para a prática de entalhar e esculpir esculturas no gesso, uma vez que não sou artista.
Neste trabalho enfatizamos como sugere as instruções dispostas na plataforma, os volumes esféricos, ou seja, as formas arredondadas, através da representação, ou cópia de tais referências no corpo feminino. O presente trabalho não busca de forma alguma imitar a realidade, mas, representá-la de uma forma muito particular e individual.
Desde os tempos pré-históricos o corpo humano é utilizado como fonte de inspiração e para expressão da arte. A forma feminina sempre atraiu a atenção de artistas/escultores, devido à fascinação que desencadeia, desde os tempos mais remotos até os dias de hoje.
A inspiração para a composição deste trabalho foi a Vênus de Willendorf, escultura em pedra, esculpida entre os anos 30000 a 25000 aC, no período paleolítico, encontrada em Willendorf, na Áustria, daí a origem do seu nome. A mesma é a representação mais marcante da figura feminina e guarda uma simbologia muito especial para a sociedade de qualquer época, pois ela sugere a idéia de fertilidade.
Seguindo as orientações da plataforma elaborei um projeto para a escultura, um esboço preliminar feito com uma barra de sabão e posteriormente a reprodução do projeto em um bloco de gesso.

Esboço com barra de sabão

Reprodução em bloco de gesso




Nenhum comentário:

Postar um comentário