segunda-feira, 18 de julho de 2011

Instalação

Uma forma popular do academicismo modernista mais recente afirma que “as idéias são mais interessantes que a arte”. Partindo deste princípio, após muito analisar os espaços, os objetos e as possibilidades para execução da tarefa desta semana, resolvi adotar um esquema muito simples, porém impactante para a construção da minha instalação.
A instalação é uma manifestação muito significativa na produção artística contemporânea e emerge no contexto da arte conceitual. Sendo assim, o espaço já não existe somente em função da arte, mas a arte existe em função do espaço, que se apropria do mesmo e muda nossas percepções de tempo e espaço. Seguindo as orientações dispostas na plataforma, pensei no conceito que usaria, no espaço que receberia a interferência, quais objetos representariam melhor este conceito e na disposiçao espacial de cada um destes objetos. Cogitei paredes, muros, espaços abertos, mas optei por um ambiente intimista, fechado, que acolhesse melhor a ideia inicial.
Devo confessar que me inspirei muito nas obras do artista pós-modernista Christian Boltanski, pois há muito tempo queria fazer algo que lembrasse seu trabalho, devido à imensa admiração que tenho pelas idéias que emprega a eles, em especial a reflexão sobre o caráter efêmero e vulnerável da existência humana. É nessa direção que foco meu trabalho; nas fases que o homem passa onde cada uma encerra uma etapa da vida. As luzes de velas representam uma idéia de memorial a estas fases e acontecimentos, os espelhos convidam o espectador a reviver sua própria história, analisar seu passado e o contexto em que está inserido, para, a partir daí recriar uma nova imagem do mundo e de si mesmo; representam o reflexo de nossas ações no mundo e o que recebemos de volta através das ações do outro.
Ao utilizar velas e fotografias, há sim à abstração da morte como tema, mas o foco é a morte como representação maior da vida e não uma alegoria ao fim da existência humana. Impactar é necessário para que o indivíduo compreenda que a arte pode se manifestar de várias formas e suportes diferentes e que os elementos podem assumir uma significação diferente da que estamos acostumados a perceber. A idéia aqui era criar uma atmosfera de introspecção, representando certos aspectos e sentimentos humanos que são mistificados pela sociedade.

Espaço antes da instalação


Instalação






Nenhum comentário:

Postar um comentário