quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Resenha crítica do texto ‘Competências e habilidades’

O texto de Tânia Maria Rezende Machado parte do princípio de que os conceitos de competência e habilidade devem ser manejados visando o compromisso com a prática e ainda visa analisá-los e discuti-los tendo a prática pedagógica como referencial, de modo que essas práticas ganhem novos significados e novos rumos a serem percorridos.
Não podemos esquecer do fato de que só compreendemos a realidade em que vivemos se a observarmos e a analisarmos de forma crítica e reflexiva e que só podemos mudá-la se de fato assumirmos um compromisso com nós mesmos, antes de assumirmos com a sociedade. Isto ocorre na realidade escolar e em nossas práticas pedagógicas. “Nossas crenças, nossos valores e nossas produções são forjados pelas necessidades. Portanto, próprias de um contexto que as configuram”. Isto implica dizer que devemos partir de uma investigação rigorosa de nossa própria experiência cotidiana para compreendemos as necessidades existentes no campo pedagógico.
A verdade está em que pouco há de diferença entre competências e habilidades e algumas escolas muitas vezes não estão preocupadas em desenvolver no aluno estas características e ficam alheias aos seus conceitos e as suas finalidades, consequentemente perdem o foco no tocante às estratégias que precisam traçar para alcançar esses objetivos. Uma escola que não prima pelo desenvolvimento de competências básicas não pode contribuir na formação de um ser humano crítico, consciente e politizado.
A escola deve ter em mente que a sociedade não é mais a mesma, que o mundo dito globalizado transformou as necessidades da humanidade e que as características exigidas para um profissional, para um cidadão do mundo vão além de saber ler e escrever. Exigi-se que o cidadão contemporâneo saiba lidar com as inquietações de seu tempo, que tenha o mínimo de conhecimento sobre as novas mídias e tecnologias e que, além disso, saiba lidar com as crises globais de modo racional e reflexivo. É papel da escola, não apenas da família trabalhar de modo a desenvolver no indivíduo em formação atitudes reflexivas e uma postura ética, para que a sociedade não precise puni-los depois.
Vale ressaltar que as práticas pedagógicas do passado não surtem mais efeito e que hoje os professores são chamados a pensar na construção dessas habilidades e competências. “Mudar o foco para o desenvolvimento de competências e habilidades, implica, além de mudança na postura da escola, um trabalho pedagógico integrado em que se definam as responsabilidades de cada professor nessa tarefa”.



Referência bibliográfica:
Organização curricular: objetivos ou competências e habilidades? Procurando a diferença entre “seis e meia dúzia”
MACHADO, Tânia Mara Rezende – PUC-SP.

2 comentários:

  1. Puxa, achei o seu blog, bem bacana. Belissimo e interessante. Estou cá, lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguir juntos por eles.Estarei grato esperando vc, lá.
    Abraços
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

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  2. Olá José Maria! Primeiro, obrigada pela visitinha, que bom que gostou do blog, ele é feito com muito carinho! Com certeza visitarei o seu espaço tmb.

    Seja sempre muito bem vindo!

    Abs.

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