segunda-feira, 18 de julho de 2011

Intervenção Urbana

Esta semana experimentamos a Intervenção Urbana como linguagem artística. Intervenção é uma interferência, uma manifestação que modifique o espaço ao nosso redor, que intervenha no cotidiano. A intenção dessa linguagem é modificar o olhar que temos sobre alguma paisagem e que modifique a relação que as pessoas possuem com o lugar.
Juntamente com as colegas Deijanira Rocha e Isangela Maria discutimos as possibilidades que poderiam ser trabalhadas. A idéia inicial era tentar demonstrar como o homem se relaciona com o seu meio social e como este espaço é afetado por suas ações. Como o homem se apropria deste espaço e como ele lida com os conflitos urbanos, alcançando dimensões éticas, sociais, culturais e econômicas. Com base neste pensamento, precisávamos desenvolver como apresentar essa idéia visualmente falando, foi quando resolvemos utilizar os espaços verdes urbanos como representação desse meio social e algum elemento/objeto que representasse a ação do homem. Resolvemos então utilizar panos coloridos e tênis. Isso mesmo, tênis, como representação da apropriação do homem no espaço urbano.
Com o esquema montado saímos à procura de um espaço que fosse movimentado, que tivesse espaço verde e que acolhesse bem a proposta da intervenção. Escolhemos uma rua próxima a uma escola infantil, onde o movimento seria grande a tarde inteira. Escolhemos três árvores em frente a uma residência, colocamos nas mesmas cerca de nove pares de tênis de tamanhos diversos e as “vestimos” com os tecidos coloridos.
A intervenção durou das 14h00min as 18h00min horas, tempo suficiente para demonstrar que a idéia foi excelente para o que pretendíamos representar, pois causou um estranhamento na forma como as pessoas estavam acostumadas a ver aquele local, tão igual todos os dias, talvez até imperceptível e de repente elas são impactadas por um cenário diferente, um detalhe, convidando-as a não necessariamente parar a rotina, mas refletir um pouco mais nela, a desacelerar da loucura do dia a dia para refletir melhor suas ações. Acredito que atingimos o objetivo, pois as pessoas questionaram a nós e a elas mesmas, se surpreenderam e foram impactadas de alguma forma.


Intervenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário