segunda-feira, 18 de julho de 2011

Assemblagem

A idéia inicial da minha Assemblagem é inspirada na obra ‘O oratório do exibicionista’ (1975), do artista plástico Farnese de Andrade. Na citada obra, Farnese faz uma critica a sexualidade e a fé cristã, dois temas polêmicos, que segundo algumas religiões não podem se misturar num mesmo contexto.


Meu trabalho segue nesse mesmo caminho da critica, porém, focando na perseguição que ainda sofrem as mulheres que tentam se libertar dos padrões típicos de uma sociedade machista e hipocritamente ética e religiosa, pois nossa sociedade é mais complacente com os homens, ainda que estes tenham os mesmos “desvios de conduta” que as mulheres, como é considerada toda ação que foge dos padrões estabelecidos pela tal sociedade. Claro que tudo isso está contextualizado num trabalho muito simples, mas bem humorado, como é característico das obras de Farnese.
Utilizei uma caixa de papelão que forrei de preto por dentro, cortei e colei de modo que criasse duas portas que abre e fecha, boneca, copo com água, bíblia pequena e uma espécie de compartimento de plástico em forma de morango vermelho.
A caixa preta significa a sociedade onde estamos inseridos, a bíblia representa os preceitos éticos e morais que nos são impostos por esta sociedade. O morango vermelho representa as ações e comportamentos independentes, libertários e conscientes, atitudes típicas do individuo que exerce a sua liberdade sexual, seus desejos e afins, mas que é duramente criticado e recriminado pelos defensores da ‘moral e dos bons costumes’, como diria minha avó. A boneca de cabeça para baixo dentro de um copo d’água representa essa retaliação a liberdade, a repressão a independência feminina que ainda encontra descanso no seio da sociedade contemporânea.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário