segunda-feira, 18 de julho de 2011

Volume e Plano

A tarefa desta semana divide-se em duas atividades. A primeira consiste em construir uma Fita de Moebius, utilizando uma tira de papel medindo 8 cm de largura e 80 cm de comprimento. Para construí-la é preciso dar uma volta na tira de papel e colar suas extremidades de maneira invertida, obtendo-se assim um espaço topográfico.

Experimentei riscar ao longo da fita com um lápis, deste modo percebi que quando chegamos com o lápis ao ponto de início riscamos completamente toda a superfície, (aparentemente dos dois lados, mas que na realidade é apenas um).
A experiência mais incrível é seguir cortando com a tesoura o mesmo risco que efetuamos na fita. Acreditamos que a dividiremos ao meio criando duas fitas, mas o resultado é que a mesma dobra de tamanho. Fiz o mesmo procedimento novamente e obtive duas fitas unidas como se tratasse de dois elos. De fato o resultado é bastante interessante.

A segunda atividade consiste na interseção de planos para dar a noção de volume, a construção do objeto que cria o volume pela junção de planos bidimensionais, utilizando como exemplo as esculturas de A. Rodchenko, que trabalhava formas geométricas – elipse, círculo, triângulo, quadrado, hexágono e octógono. Fixadas ao teto, as obras se espalhavam pelo espaço, tornando-as mais complexas e variáveis.
Estudei as esculturas e os materiais com que são feitas, fiz os desenhos escolhidos sobre o papel (círculos) para depois de recortados serem montados compondo uma escultura tridimensional suspensa. Para este trabalho utilizei papelão, tesoura, estilete, tintas vermelha, verde e azul para pintar as formas.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário