segunda-feira, 18 de julho de 2011

Assemblage


Despontando no século XX, nos movimentos artísticos Dadá e Surrealismo, a Assemblage consiste no acúmulo de objetos, organizados de modo que formem uma imagem, um enredo, porém sem perder suas características originais. Esta forma de arte, parte do princípio de que objetos comuns do cotidiano podem ser transformados em elementos artísticos, a partir da justaposição entre eles, formando novas composições, desconstruindo objetos atribuindo-lhes novos significados.
A partir deste conceito e após pesquisar muitas imagens do que vem a ser a Assemblage, comecei a pensar num tema para minha composição, para só então pensar na escolha dos objetos a serem utilizados. O primeiro tema a surgir foi a ‘vida contemporânea’, mas enveredei pelo caminho do ‘consumismo’, que é conseqüência do pós-modernismo e faz parte da realidade social de todo e qualquer indivíduo, que é direta ou indiretamente afetado pelo seu impacto.
Para a realização desta Assemblage, que considero estar mais próximo de uma instalação, utilizei boneca Barbie, boneco de super-herói, cenouras, dinheiro verdadeiro e notas falsas, cartão Visa, alguns nomes de marcas recortadas de embalagens de produtos alimentícios e estéticos, etiqueta de roupa, cartões para recarga de celular, moedas, jóias, relógio, preservativos, tesouras recortando um dinheiro antigo, etc., para representar conceitos estéticos, valores, status e comportamentos promíscuos incentivados pelas mídias e que são consumidos excessivamente pelas massas.
Para desconstruir algumas idéias, substitui as pernas do super herói por duas cenouras grandes, pois o homem quando se rende aos caprichos do Sistema capitalista vira exatamente um vegetal, pensando ser super-herói, quando na realidade não passa de um brinquedo manipulado pelo tal Sistema. Os bonecos foram pensados para representar esta realidade. Todos os objetos foram dispostos num fundo preto, alguns colados, ou grampeados, outros amarrados ou apenas sobrepostos, o fato é que, apesar da dificuldade em organizar espacialmente os objetos e de escolher a melhor técnica para apresentar o trabalho, o mesmo valeu pela experiência de poder representar algumas idéias e conceitos através da arte, neste caso a Assemblage, até então desconhecida por mim, mas muito significativa a partir de então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário