quarta-feira, 30 de maio de 2012

Uma imagem que represente parte do meu universo...

Imagem no lixão de Sena Madureira, 2010.


A imagem a cima é muito significativa para mim. Representa uma ruptura, um momento de libertação, de identificação e doação desenvolvida pela arte nestes anos de curso que se seguem. Representa uma quebra de paradigma e uma mudança profunda da concepção que tinha sobre arte.
Tirei esta foto de uma amiga, enquanto realizávamos um trabalho para a disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola 3; fazíamos um vídeoarte que tinha como proposta apresentar o feio em contraste com o belo na realidade da sociedade local, na verdade a foto tornou-se símbolo desse contraste, pois de repente me dei conta de que poderia haver muita beleza na feiúra e que aquilo não seria necessariamente bonito aos olhos da sociedade, mas que continha um valor artístico muito grande e que deveria ser explorado, assim como também existem muitas paisagens e coisas bonitas que de repente se tornam feias por não terem um sentido estético.
Em fim, o que a imagem em questão representa é esse despertar de uma sensibilidade que talvez não existisse se não houvesse a oportunidade de explorá-la através da arte, nas coisas do meu cotidiano, na sociedade na qual estou inserida, expandindo meu olhar para alem do óbvio, através da paixão pela fotografia.
A imagem é simples, mas carregada de muito sentido e reflexão. O lugar é horrível, o cheiro é horrível, desesperador, repugnante, mas considero a imagem linda e significativa, um momento de doação e de encontro com a arte e suas formas de manifestação que tanto admiro e que deveriam ser mais respeitadas em sua essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário