quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cartilha

Por: Cleonildes Aquino da Costa

Compreendendo a tradição da

 1. Origem _ O que é a festa junina?

São João X colheita do milho
 
A chamada Festa junina tem sua origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São João, sendo chamada a princípio de ‘São Joanina’. Esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial e disseminado no país pelos migrantes que seguiam para regiões de seringais em busca de trabalho, assim, a festa chegou à região Norte do país. Logo, o nome original foi descaracterizado, pois a festa passou oficialmente a ser comemorada no mês de junho, mês em que se comemora a colheita do milho; daí o nome ‘Festa junina’.
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.

 
  2. Influências, Símbolos e Significados


Da França veio a dança marcada, e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas _ característica marcante presente na tradicional festa junina.


Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Teoricamente, Os fogos que são queimados nas festas juninas são para acordar São João, segundo os fiéis; no entanto, alguns significados vão se perdendo com o tempo.


Da península Ibérica teria vindo à dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha, que veio somar como mais um elemento característico da dança de quadrilha.

 
No Acre, a influência indígena na culinária é mais notória, pois nos apropriamos de muitos elementos como a macaxeira e o milho, de onde são preparados os pratos principais da festa, desde os próprios alimentos cozidos, até bolos, salgados, pé-de-moleque, pamonhas, canjicas, cuscuz, cural, etc.


E o tradicional prato ‘baixaria’, tipicamente acriano, que já é um elemento novo que se transformou a partir da mistura de vários outros elementos culturais, entre eles indígenas e ocidentais. (cuscuz com carne moída, ovo, cebola e tomate).


Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, passaram a acender enormes fogueiras para que as pessoas se aquecessem em seu redor.
As bandeirinhas indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento.

3. Sugestão de atividade
Organizar um sarau, envolvendo os elementos característicos da festa junina, considerando suas influências e significados, explorando cores, texturas, sabores e possibilidades.
    
4. Referências Bibliográficas:




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário