quarta-feira, 30 de maio de 2012

Roteiro do projeto interdisciplinar


Título e autoria:
Festa junina _ Síntese de uma mistura cultural
Autora: Cleonildes Aquino da Costa

1. Apresentação:
Este projeto nasce da necessidade de valorização da tradição e conscientização da influência cultural sofrida nos aspectos sociais e econômicos locais. Alem disso, o projeto visa apresentar (através de uma assemblagem) as festas juninas como elemento síntese de uma grande mistura cultural buscando provocar reflexões sobre a influência dos símbolos de outras culturas em nossa identidade e como esta mistura gera a capacidade de formar outros novos símbolos.
Disciplinas envolvidas: História e Arte.

2. Motivação:
A necessidade de abordar este assunto vem justamente da falta de informação e embasamento em apresentar a festa junina como tradição local para as novas gerações; muitas pessoas não sabem a origem desta festa, seu significado, as influências sofridas e as contribuições de outras culturas para a solidificação deste elemento cultural como tradição local.

3. Objetivo:
·         Estimular o debate sobre a história local e a valorização da identidade cultural;
·         Promover o gosto das pessoas pelo conhecimento das origens dos símbolos herdados por culturas diversas os quais nos apropriamos e transformamos em signos próprios do lugar onde vivemos;
·         Promover uma reflexão sobre como esta mistura cultural gera a capacidade de formar outros novos símbolos.

4. Público alvo:
Comunidade escolar do município de Sena Madureira. A perspectiva é promover uma reflexão sobre como nossa identidade cultural é impactada pela influência de outras culturas e sobre como nos apropriamos destes símbolos e os transformamos em outros novos signos.   

5. Metodologia:
Realizar pesquisas sobre o tema em questão em sites e livros específicos sobre o tema; estudos e esboços sobre o símbolo cultural a ser explorado e a técnica em que o mesmo será apresentado;
Definição dos materiais a serem utilizados;
Os objetos serão dispostos dentro da caixa de papelão, (ou no próprio chão), que será adequado a fim de acomodar os diversos elementos que simbolizarão as várias influências culturais sofridas no decorrer da história;
Serão utilizados alguns objetos descartáveis do dia a dia, que serão reutilizados; a idéia é que a partir dos vários objetos representativos da festa junina, a obra se transforme em algo novo, assim como aconteceu com este símbolo cultural com a apropriação dos elementos de outras culturas.
A obra será apresentada de forma simples, provavelmente ficará disposta no chão, para que possa ser observada do alto.

6. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados:
A técnica utilizada será a assemblagem, através de materiais diversos como: Caixa de papelão medindo aprox. 40x40cm, papel crepom colorido, papel branco, papel cartão, barbante, cola, tesoura, estilete, gravetos de madeira, milho, objetos diversos do dia a dia e etc.;

7. Referências de conceitos, artistas, projetos, obras ou fragmentos ligados ao que você pretende dizer e à maneira como pretende fazê-lo.
Pesquisando textos, projetos e afins encontrei o roteiro de um projeto no blog Minhas Curiosidades que considero interessante e relevante para a construção do meu próprio projeto, pois a proposta do mesmo é o resgate da identidade cultural de um determinado local; tomando este exemplo como referência, acredito que a partir de um projeto cuja perspectiva é contar os diversos fatores que contribuíram para a formação de uma festa tradicional, os valores sociais são resgatados, ou são repensados, pois mesmo que não haja uma cultura genuína, há a criatividade de um povo que é capaz de abstrair aquilo com o que se identifica e incorporá-lo a sua rotina e é esta consciência que é importante para qualquer cultura, para qualquer sociedade em qual tempo for.

Projeto Escolar: Nossa História, Nossa Gente; Blog Minhas curiosidades. Disponível em:  http://apdsantos.blogspot.com.br/2009/01/projeto-escolar-nossa-histria-nossa.html. Acesso em: 21/04/2012.

Projeto Escolar: Festas Juninas – Tradição, Cultura e Arte; Blog Minhas Curiosidade. Disponível em: http://apdsantos.blogspot.com.br/2009/01/projeto-escolar-festas-juninas-tradio.html. Acesso em: 22/04/2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário