quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Memorial descritivo sobre Projeto de extensão. Tema: 'As várias faces da arte'. (Mostra de vídeoarte e exposição de fotonovelas.)

O que fazer quando o tempo é escasso, as idéias não fluem e tudo parece conspirar contra? Unir-se é a resposta. Foi o que aconteceu durante a 1ª mostra de vídeoarte da turma de Artes Visuais, na execução do Projeto de Extensão proposto por esta disciplina.
Um projeto de extensão é uma ação de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico que visa transmitir/compartilhar idéias, pensamentos, conhecimentos com a comunidade. Condicionado as ramificações da arte favorece a interação e a experiência de ter suas concepções e percepções impactadas por novas propostas e novas discussões quanto à forma de fazer e pensar a arte.
O Projeto de Extensão 'Várias faces da arte', promovido pela turma de Artes Visuais teve como objetivo principal mostrar para o público presente que a arte pode ser representada de várias maneiras, das mais convencionais até as mais irreverentes e que principalmente podemos utilizar a tecnologia como suporte e a partir disso pode-se permitir dar asas a imaginação.
O público alvo (a classe estudantil de Sena Madureira) pode observar por uma noite cheia de contratempos que a arte, assim como a beleza (ou a feiúra) está nos olhos de quem ver. As desconstruções daquilo que a sociedade julga belo, sacro, infame/profano, nojento, comum, bizarro, foram apresentadas para incitar reflexões. A princípio as idéias/imagens podem parecer sem nexo, supérfluas ou gratuitas, mas o fato é que até as imagens que parecem ter sido filmadas a toa, estão impregnadas de concepções muito próprias, pertinentes e embasadas.
As fotonovelas produzidas durante a unidade também foram expostas, mas o atrativo da noite foi mesmo a mostra de videoarte, talvez pelo impacto que causa ver cenas e imagens tão conhecidas por todos serem "profanadas" ou transfiguradas de alguma forma. De repente há um choque, uma sensação de identificação e estranhamento ao mesmo tempo. Sensações e sentimentos confusos podiam ser identificados em nossos espectadores, que certamente foram impactados de alguma forma com o que viram e ouviram nesta noite, podendo assim ter contato com outras formas e percepções de arte, diferente da que estão acostumados.
E a arte é isto, é impacto, é surpresa, é desconstrução, é um olhar diferente sobre o senso comum. E se o que a arte pretende é causar estranhamento, pelo menos por esta noite ela alcançou seu objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário