sábado, 18 de setembro de 2010

Memorial descritivo sobre Vídeo Arte


Entende-se por Vídeo Arte uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do vídeo como suporte. O vídeo aliado a outras linguagens artísticas age de modo a transformar a noção de tempo e espaço que temos, mudando a nossa percepção, o modo como estamos acostumados a ver as coisas, dando-lhes uma nova significação.
Nam June Paik, morto em 2006, considerado o pai da videoarte, disse certa vez que "a arte é pura fraude. Você só precisa fazer algo que ninguém tenha feito antes". No que discordo em termos. Partindo do princípio de que cada ser humano tem a sua concepção do 'ser' e 'fazer' arte, logo, sempre que alguém repetir um experimento estará colocando ali percepções muito próprias e pessoais. A óptica é afetada tanto por quem produziu o experimento, a obra, a imagem, o vídeo, tanto por quem se permitir contemplá-lo. A experiência será sempre nova, pois as concepções serão sempre afetadas através do fazer artístico.
Neste contexto, realizar o videoarte proposto por esta disciplina se configurou em mais que um desafio, foi uma busca por respostas, uma mudança de foco dentro daquilo que nos propomos a fazer. A princípio saímos em busca do que seria feio e do que seria belo em nosso contexto sociocultural. Munidas de uma lista de possíveis lugares a serem filmados, de repente nos demos conta de que poderia haver muita beleza na feiúra e que aquilo não seria necessariamente bonito aos olhos da sociedade, mas que continha um valor artístico muito grande e que deveria ser explorado, assim como também existem muitas paisagens e coisas bonitas que de repente se tornam feias por não terem um sentido estético ou um propósito definido, como no caso da réplica do Cristo Redentor exibida no vídeo, que não passou de um capricho de um mau administrador público, por exemplo, mas que a sociedade considera bela pelo simples fato de ser uma cópia malfadada de um monumento histórico.
Foram estes questionamentos e posicionamentos que nos levaram a escolher este tema. O contraste entre a beleza e a feiúra existe. Ás vezes se fundem, se confundem. O fato é que saímos com uma nova percepção sobre beleza e feiúra e que a visão que tínhamos sobre nossa realidade nunca mais será a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário