quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A relação das novas tecnologias com a sociedade, a educação e a arte


Atualmente tudo o que vemos, ouvimos e sentimos respira tecnologia.
Na ultima década, se observarmos as letras das musicas, com seus arranjos eletrônicos, perceberemos a grande influencia dos novos recursos tecnológicos na musica popular. E não para por ai. A era digital definitivamente chegou e gradativamente vem modificando todas as áreas da vida moderna.
A sociedade atual não é a mesma de uma década atrás. À medida que essa sociedade é impactada pelas novas tecnologias, ela se reorganiza e se adapta, pois é impossível que tantas inovações não afetem a sociedade de alguma forma.
Pierre Lévy em seu livro ‘Ciberespaço’, critica o termo impacto quando nos referimos aos efeitos que as novas tecnologias causam em nosso cotidiano. De fato, ‘impacto’ dá uma idéia de destruição, de força negativa, e sabemos que a tecnologia vem causando inúmeras revoluções, na medicina, na engenharia, na economia, na agronomia, mas também na educação, na musica e na arte de uma forma geral.
O que estamos vivendo hoje é uma profunda evolução dos nossos conceitos. O mundo não é mais pensado como inantigivel e segregado. A tecnologia tem o poder de aproximar culturas, credos e raças distintas, através de seus elementos de interação.
Nossa sociedade vive um processo de simbiose onde o humano e o tecnológico se constroem mutuamente e nesse processo não somos mais nós que pensamos o mundo, mas o mundo que nos pensa.
Vivemos numa época na qual nunca foi tão fácil obter informações. Atualmente uma só pagina do jornal norte-americano New York Times contem mais informações que uma pessoa comum poderia receber durante toda a sua vida na Inglaterra do século XVII.
Com a introdução da técnica na educação, acreditamos que esta passe por mudanças significativas no seu conceito e na sua forma. Não queremos indivíduos robotizados ou alienados, queremos sim, cidadãos conscientes, críticos, politizados e capazes de sentir o mundo na sua essência, sem fronteiras ou subterfúgios.
Com um simples toque no mouse de um computador podemos mergulhar na arte, na cultura e na consciência de nosso próprio povo, e de outros povos, de tal forma que não podemos denominar este fenômeno de outro modo, se não como o maior intercâmbio cultural da historia. Desta forma, aliando educação e outros aspectos da sociedade à tecnologia teremos uma nova geração de homens e mulheres capazes de mover o mundo com suas próprias idéia e pensamentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário